sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Maçonaria deve ajudar na construção do futuro do país

Ao afirmar que a Maçonaria tem enorme responsabilidade na construção do futuro do Brasil, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse ontem que a organização "deve se renovar e se preparar para os novos tempos, sem esquecer, no entanto, o seu passado grandioso".

Autor do requerimento que resultou na homenagem, Mozarildo observou que os chamados pedreiros-livres tiveram grande participação nos principais episódios da história do país, como os movimentos nativistas e a independência do jugo português.


Mozarildo explicou que a Maçonaria não é uma religião, mas pode ser considerada uma ordem religiosa, "porque está aberta a todos os credos e orientações religiosas, sem qualquer preconceito ou discriminação". O senador também esclareceu que, ao contrário do que se pensa, a Maçonaria não é uma confraria apenas de homens:

— As mulheres são participantes ativas e vitais em todas as atividades da Maçonaria. A tal ponto que os homens só viram maçons se as mulheres permitirem, porque primamos pela organização familiar, e não teria sentido causar um mal-estar dentro de uma família porque a mulher não aceita que o marido vire maçom — assinalou.

Mozarildo fez um histórico da ação da Maçonaria desde a Europa, em meados do século 18, quando exerceu papel imprescindível na Revolução Francesa, inclusive cedendo o lema "liberdade, igualdade, fraternidade" ao movimento. Ele afirmou que também eram maçons os líderes da revolução que libertou os Estados Unidos da Inglaterra e frisou o trabalho da Maçonaria na construção daquele país.


Citando pesquisa da Rede Globo que aponta, como prioridades do brasileiro, saúde, educação, segurança pública, emprego, custo de vida e habitação, o senador disse que a Maçonaria pode ajudar na melhoria de todos esses setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário